Datas comemorativas desempenham um papel estratégico nas vendas do varejo brasileiro, e poucas são tão relevantes quanto o Dia das Mães. A data movimenta diversos setores da economia, principalmente o varejo alimentar, de presentes e serviços.
Neste contexto, o marketing sazonal surge como uma ferramenta poderosa para impulsionar a visibilidade das marcas, aumentar o faturamento e fidelizar clientes. empresários que desejam alavancar suas marcas precisam compreender o valor dessa estratégia e saber como aplicá-la de forma eficaz.
O Dia das Mães é, historicamente, a segunda data mais importante do comércio brasileiro, atrás apenas do Natal. Setores como supermercados, lojas de conveniência, floriculturas, cosméticos, chocolates e alimentos artesanais são diretamente beneficiados.
Uma pesquisa do Google Brasil revelou que 75% dos consumidores começam a buscar ideias de presentes para o Dia das Mães com até três semanas de antecedência. Isso reforça a importância de planejar campanhas promocionais, reforçar presença digital e adaptar o ponto de venda com antecedência.
Entre as ações que mais geram resultados nesse período, destacam-se: Campanhas temáticas com narrativas emocionais, voltadas ao vínculo familiar; Descontos progressivos e combos especiais, que incentivam compras em maior volume;Kits personalizados que agregam valor ao produto final;Decoração temática no ponto de venda, gerando engajamento e experiência para o consumidor e ações promocionais nas redes sociais, com foco em engajamento e conversão.
O marketing sazonal também é uma excelente oportunidade para posicionar marcas locais, explorando a regionalidade dos produtos e criando conexão emocional com o público. Na prática, isso representa não apenas aumento nas vendas, mas também fortalecimento da identidade da marca e expansão de mercado.
Investir em marketing sazonal durante o Dia das Mães é mais do que uma escolha tática: é uma decisão estratégica que impacta diretamente os resultados do varejo. Para os empreendedores presentes na Super Mix, essa é a chance de transformar uma data comemorativa em um catalisador de vendas, visibilidade e fidelização.
Com planejamento adequado, uso de dados de mercado e criatividade na comunicação, marcas podem se destacar e criar experiências memoráveis para seus consumidores.
Quer saber mais? Clique aqui e aprenda muito sobre o setor de varejo na feira Super Mix 2025 que acontece entre os dias 05 e 07 de novembro, no Pernambuco Centro de Convenções, das 14h às 20h.