A crise em grandes nomes do mercado varejista nacional, como a Americanas, acabou trazendo incertezas para os rumos do setor em 2023. Grandes credores e financiadores estão incertos sobre investir ou não no mercado, o que impacta diretamente no ritmo da produção do segmento.
Quais são, portanto, os caminhos para contornar esse cenário de quase crise? Outros grandes nomes do meio, como Tok Stok e Marisa apostam no investimento para evitar prejuízos. As empresas contrataram assessorias financeiras para controle de fluxo de caixa e demais operações.
Outro caminho é diminuir prazos de pagamentos feitos por consumidores. No varejo, geralmente, a compra de alguns produtos é parcelada em longas prestações, o que requer uma certa cautela para empresas do meio. Com a crise do crédito, as empresas buscam elevar os juros ou reduzir as parcelas para evitar deságio.
As marcas do segmento varejista devem aproveitar também os feriados do ano. Pós-carnaval, aproximam festividades como páscoa, dia das mães, são joão e demais celebrações que sempre movimentam o setor. Empreendedores do meio esperam poder aquecer a economia faturando bem em essas datas, seja apresentando inovações ou expandindo sua carteira de clientes.
Não deixe de acompanhar todas as novidades do varejo através da SuperMix, a maior e mais completa feira do setor de negócios de varejo do Norte e Nordeste. A feira acontecerá entre os dias 8 e 10 de novembro de 2023, no Centro de Convenções de Pernambuco. Quer saber mais sobre a Super Mix? Então clique aqui e solicite um contato comercial.