O mix de produtos ideal para cada sazonalidade: acerte na oferta e aumente a conversão

O mix de produtos ideal para cada sazonalidade: acerte na oferta e aumente a conversão

O comportamento do consumidor é profundamente influenciado por datas comemorativas, estações do ano e eventos culturais.Mais do que adaptar campanhas promocionais, é essencial que marcas e varejistas saibam como planejar o sortimento de produtos com base na sazonalidade, a fim de acertar na oferta, evitar rupturas e minimizar desperdícios.

A lógica do marketing sazonal parte da observação de que a demanda por determinados produtos varia ao longo do ano. Para aproveitar essas variações de forma estratégica, é necessário que as empresas façam um planejamento cuidadoso do mix de produtos, ajustando o portfólio às expectativas e necessidades do consumidor em cada período.

Esse planejamento envolve uma análise criteriosa de dados históricos de vendas, preferências regionais e comportamentos de compra. Por exemplo, se em anos anteriores a procura por panetones cresceu já em novembro, antecipar a exposição desses produtos e reforçar o estoque nessa época pode garantir maior conversão e evitar falta de produtos nas gôndolas, a chamada ruptura.

Ao mesmo tempo, é importante controlar o excesso. Superestimar a demanda pode levar ao desperdício, com produtos encalhados ou vencidos, o que impacta diretamente a rentabilidade. O desafio está em encontrar o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda, o que exige não apenas análise de dados, mas também agilidade e capacidade de adaptação.

Planejar o sortimento com base em sazonalidades é uma estratégia essencial para aumentar a conversão de vendas, melhorar a experiência do cliente e otimizar a operação logística. Ao entender os ciclos de demanda e alinhar seu portfólio de produtos a eles, empresas conseguem ser mais relevantes, eficientes e lucrativas.

Quer saber mais? Aprenda muito sobre o setor de saúde e suas inovações na feira Super Mix que acontece entre os dias 05 a 07 de Novembro de 2025, no Pernambuco Centro de Convenções, Olinda, de 14h às 21h.