Tendências no varejo: como o comportamento do consumidor está moldando o setor

Tendências no varejo: como o comportamento do consumidor está moldando o setor

O comportamento do consumidor está impulsionando mudanças significativas no setor de varejo, e os varejistas precisam se adaptar rapidamente para atender às crescentes expectativas dos clientes.

Para discutir as tendências emergentes e as estratégias para pequenos negócios, a renomada consultora de varejo, Mônica Leão, com mais de 30 anos de experiência no segmento, compartilhou insights valiosos em entrevista ao JC.

Pequenos negócios

Em um mercado cada vez mais competitivo, os pequenos varejistas estão se destacando ao adotar uma abordagem inovadora. Segundo Mônica Leão, o foco não deve estar apenas no preço, mas sim em proporcionar um atendimento excepcional e construir relacionamentos sólidos com os clientes.

“O que o pequeno varejista precisa ter é um excelente atendimento, conversar com eles (clientes), saber o nome deles, ter relacionamento com os seus clientes. Entender que quando eles reclamam é porque querem voltar na loja. Então a escuta e a entrega rápida da solução é um grande diferencial que dificilmente um varejista grande conseguirá fazer”, esclarece.

Além disso, a tecnologia se tornou uma aliada crucial para aproximar os varejistas de seus clientes. Redes sociais e serviços de entrega são ferramentas essenciais para expandir o alcance das lojas e construir relacionamentos mais profundos com os clientes. A personalização e a interação constante são diferenciais que os pequenos negócios podem oferecer com sucesso.

“Oferecer o serviço de delivery também é outro ponto que fideliza o cliente e com esses dados dos clientes que usam o delivery pode-se criar um laço diferente, enviando não só promoções para o seu WhatsApp mas também receitas deliciosas, dicas nutricionais entre outras informações”, revela a consultora.

Mercado Modelo: a experiência como foco

Uma das atrações da Feira Super Mix 2023, que acontece de 8 a 10 de novembro no Pernambuco Centro de Convenções, é o “Mercado Modelo”, um supermercado real que serve como um exemplo moderno de layout de loja.

Este ano, o Mercado Modelo se concentrará na saudabilidade, oferecendo uma seção de hortifrúti atraente e a venda de produtos a granel. “Também estamos investindo no espaço ADEGA e levaremos expositores diferenciados e uma seleção maravilhosa de rótulos de vinhos”, revela Mônica.

Tecnologias como sommeliers digitais, vitrines virtuais e cofres inteligentes também estarão em destaque, proporcionando aos varejistas oportunidades únicas para melhorar a experiência do cliente.

“Atendendo a pedidos, este ano traremos novamente a Robô Annie, uma assistente robótica, que pode divulgar promoções, sugerir produtos complementares, fazer pesquisa de satisfação e muito mais”, adianta.

Mônica Leão/Divulgação

A consultora de varejo Mônica Leão com a Robô Annie – Mônica Leão/Divulgação

 

Totens de autoatendimento

Os totens de autoatendimento são uma solução prática e eficiente para os varejistas. Esses equipamentos permitem que os clientes façam suas compras sem a necessidade de um atendente. Os totens de autoatendimento são uma boa opção para varejistas que buscam reduzir custos e melhorar a experiência do consumidor.

No Mercado Modelo, totens de autoatendimento oferecerão serviços como harmonização entre carnes e vinhos, self-checkout para compras rápidas e fáceis, e vitrines virtuais.

“Na vitrine virtual, ideal para pequenos negócios, o supermercadista pode oferecer mais produtos do que fisicamente cabem na loja”, explica.

Super Mix/Divulgação

Feira Super Mix 2023, de 08 a 10 novembro (14h às 21h), no Centro de Convenções – PE – Super Mix/Divulgação

 

Super Mix 2023

A Super Mix 2023, maior feira de negócios do segmento de varejo do Norte e Nordeste, será um importante evento para os varejistas que buscam se manter atualizados sobre as tendências do setor. A feira contará com a presença de expositores nacionais e internacionais, que apresentarão as últimas novidades em produtos e serviços para o varejo.

Quem quiser se atualizar sobre as tendências no setor de varejo e os anseios dos consumidores modernos não pode perder a Super Mix. A feira é realizada pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores – ASPA e pela Associação Pernambucana de Supermercados – APES com organização da Insight Feiras e Negócios.

Este ano, o evento já teve sold out (venda total dos estandes), o que já antecipa o sucesso e a expectativa para o networking nos três dias.

SERVIÇO

Feira Super Mix
08 a 10 novembro (14h às 21h) | Centro de Convenções – PE
Informações e inscrições: https://feirasupermix.com.br/

*Inscrição gratuita para profissionais com CNPJ

Leitores do JC têm acesso gratuito à Super Mix 2023 com o cupom SPMXJC.